TEMA E DELIMITAÇÃO!!!!!!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema e delimitação do tema

Mensagem por Júlio Araújo em Dom 10 Abr 2011, 20:04

Queridos,
Proponho que todos comecemos a pensar no TEMA e, obviamente, na DELIMITAÇÃO dele.
Somente depois desse exercício é que a formulação do quadro fica mais tranquila.
Vamos tentar?
Wink

Programa de Pós-Graduação em Linguística
http://www.julioaraujo.com

Júlio Araújo
Professor de LPTA (UFC)

Ver perfil do usuário

Re: TEMA E DELIMITAÇÃO!!!!!!!!!

Mensagem por Júlio Araújo em Dom 10 Abr 2011, 20:30

Queridos

Não esqueçam de ver este site http://www.letras.ufmg.br/redigir/ da Profa. Carla Coscarelli (da UFMG).
Tem coisas bacanas lá sobre o projeto de pesquisa e sobre outros gêneros acadêmicos tb, hein?
Bjs
very nice
Wink

Júlio Araújo
Professor de LPTA (UFC)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dieb em Dom 10 Abr 2011, 21:21

Olá, pessoal
Estamos agora na reta final da disciplina!! O projeto de pesquisa vai congregar todos os conhecimentos até aqui construídos: desde o conhecimento sobre gêneros acadêmicos até as normas de citação, formatação e referências. Nesse sentido, vamos caprichar, OK???

Bem, mas o que me interessa aqui é provocar mais uma reflexão. Aproveitando o tópico criado pelo prof. Júlio Araújo, sugiro que deem a sua participação respondendo a seguinte questão: O QUE PODEMOS APRENDER COM O PROJETO DE PESQUISA, ESPECIALMENTE NO QUE CONCERNE À NECESSÁRIA E INDISPENSÁVEL DELIMITAÇÃO DO TEMA?

Boa discussão e até breve!!!
Abraços e parabéns pra todos vocês!!!

Faculdade de Educação - FACED
Departamento de Fundamentos da Educação

Dieb
Professor de Metodologia Científica-UFC

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lady Araujo em Seg 11 Abr 2011, 08:13

Acho que produzir o projeto é bem menos trabalhoso do que definir e delimitar um bom tema.

Mensagem por Alcilene Aguiar em Seg 11 Abr 2011, 21:34

Laughing Gente!!!

Esse site da profª Carla Coscarelli é maravilhooooOOso!!! Acabei de visitá-lo e vi lá dicas q são essenciais para desenvolvermos um bom PROJETO DE PESQUISA. Ñ deixem de conferir. Wink

Ao delimitarem os temas de suas pesquisas, postem aqui no fórum e troquem idéias sobre como conseguiram chegar ao tema.

O q foi feito para se chegar à DELIMITAÇÃO DO TEMA???

Vamos discutir!?

Abçs
Alcilene

Alcilene Aguiar
Moderador

Ver perfil do usuário

Tema e Delimitação!

Mensagem por Angelisa Evelyn Alves em Ter 12 Abr 2011, 12:27

Olá pessoal,

Eu e meu grupo estamos encontrando bastante dificuldades no tema e na sua delimitação, estávamos pensando em algo do tipo, TEMA: DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. DELIMITAÇÃO: DIFICULDADE DOS APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA NA DISCIPLINA DE FONÉTICA E FONOLOGIA DA UFC. O grande problema é que só encontramos o material de fundamentação teórica todo em Inglês. Se poderem mandem-nos material relacionado ao tema em português.

Outro tema seria a INTERLÍNGUA, e a sua delimitação seria: QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTERLÍNGUA PARA OS APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA.

TAMBÉM NÃO TEMOS MUITA SEGURANÇA PARA FAZER O QUADRO NORTEADOR.

POR FAVOR, NOS AJUDEM ESTAMOS DESESPERADOS RSRSRS!!!

Mensagem por Ana Maria Landim Felix em Qua 13 Abr 2011, 07:05

Esse site da Prof. da UFMG é ótimoooooo......

Mensagem por Yohrranna kelly em Qua 13 Abr 2011, 13:07

Acredito que a escolha do tema e delimitação do mesmo é o ponto inicial do projeto. Não posso expor justificativas, objetivos e métodos para alcançá-los, sem antes saber o que vou pesquisar.
Quanto à delimitação do tema, é de extrema importância pois noteará minha pesquisa. Exemplo: Meu tema é Competência informacional, quais habilidades disponho para utilizar a informação que recebo em meu benefício.
Delimitando: Competência Informacional em pré-universitários, de uma determinada escola, uso da informação fundamentalmente para ingressar na universidade e para sua formação profissional, a partir das mediações no contexto da biblioteca escolar.

Se alguém puder comentar estarei grata.
Estou no rumo certo?

Atenciosamente
Yohrranna Kelly

Mensagem por Alcilene Aguiar em Qua 13 Abr 2011, 21:55

Parabéns, Yohrranna!

Vc está indo mt bem, mas sugiro umas pequenas alterações.

TEMA: Evite utilizar a primeira pessoa, a terceira seria mais adequada. ...Outra coisa! Ao invés da vírgula seria mais adequado dois pontos...E a frase subsequente? Ñ seria uma pergunta?

DELIMITAÇÃO: Vc já definiu qual seria a escola? Seria bom especificar o nome.

Ao reformular poste aqui no fórum novamente, para podermos acompanhar sua evolução. Wink

Bjs
Alcilene

Alcilene Aguiar
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yohrranna kelly em Qui 14 Abr 2011, 14:24

Obrigada pelas dicas Alcilene!
Segue abaixo reformulação, já tenho a escola, mas, gostaria de não citar o nome, uma vez que não acordei com eles ainda, embora já tenha tido um encontro com a direção da mesma. O projeto que será apresentado à disciplina de LPTA é do meu TCC que está em processo de construção.

Tema:
Competência informacional: habilidades desenvolvidas na busca pela infomação, provocando operações cognitivas de interpretação e avaliação da mesma.

Delimitando: Competência Informacional em pré-universitários, de uma determinada escola, uso da informação fundamentalmente para ingressar na universidade e para sua formação profissional, a partir das mediações no contexto da biblioteca escolar.

Mensagem por Alcilene Aguiar em Qui 14 Abr 2011, 21:29

Mt bem, Yohrranna!

Ficou bem melhor!

Bjs
Alcilene

Alcilene Aguiar
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alcilene Aguiar em Sab 16 Abr 2011, 22:25

Oi, Angelisa

O tema da interlíngua é fantástico. Mas eu pergunto: Vcs tem alguma leitura sobre esse assunto. Sabem o que signfica interlíngua?
Dê uma olhada neste trabalho aqui http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/Ingles/maia.pdf
Abçs

Alcilene Aguiar
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Júlio Araújo em Sab 16 Abr 2011, 22:30

Olá, Yohrranna

Vc é da Bibliotecionomia ou de Letras?
O conceito de Competência Informacional é trabalhado por qual autor?
Já leu sobre esse conceito? Se apropriou dele?
Sugiro que leia este trabalho aqui http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf
Abçs

Júlio Araújo
Professor de LPTA (UFC)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yohrranna kelly em Ter 19 Abr 2011, 14:33

Oi professor
Grata pela sugestão.
Sou Aluna de Biblioteconomia

As autoras que serão utilizados como base, no conceito de Competência Informacioanl e Biblioteca Escolar, serão Bernadete Campello, Elisabeth Dudziack e Maria Helena Hatschbach. Atentarei mais para Bernadete Campello, que é Mestre em Biblioteconomia e professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG. A mesma também faz parte de um Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar - GEBE.

Mensagem por Ana M Barreto em Qui 21 Abr 2011, 19:52

help us! escolhemos um tema mas achamos q o q queremos falar não se encaixa nele. tema" um estudo sobre as crenças relativas a fonética/ fonologia do ingles construidas por alunos de letras da ufc" queremos falar sobre os pre- conceitos dos alunos de letras e a importancia da cadeira para o esclarecimento. acerca da importância da disciplina de fonética e fonologia do port e inglês p o curso de letras. quéséyo

Mensagem por Sayonara Costa em Qui 21 Abr 2011, 20:25

Olá Ana,

Pelo que percebi, há dois argumentos na sua ideia de pesquisa, certo? As crenças pre-concebidas pelos alunos da Letras Inglês e a importância das disciplinas fonética e fonologia. Acho que seu tema tem algo a ver com Formação do Professor, uma vez que nossos cursos são de licenciatura. Lembre-se que o tema tem no máximo três palavas e a partir dele você pensa a delimitação.

Sobre sua delimitação, eu diria que é necessário escolher se vocês focarão na fonética ou na fonologia, se do português ou do inglês e a importância delas para os alunos desses cursos.

Depois de pensadas essas questões, vocês vão para o quadro norteador sistematizar suas ideias e elaborar os desdobramentos.

E aí? Melhor agora?
Até +

Mensagem por Sayonara Costa em Sex 22 Abr 2011, 08:30

Ana, enviei seu QNP com as sugestões para o seu e-mail. Vê lá! Very Happy

Mensagem por Ana M Barreto em Seg 25 Abr 2011, 10:14

Obrigada, Sayonara.

TEMA E DELIMITACAO DO TEMA

Mensagem por Julyana Carvalho em Sab 30 Abr 2011, 18:34

[b]Entramos em mais um tema esta semana : Projeto de Pesquisa , pra mim tudo isso ta sendo uma novidade maravilhosa , estou amando essa disciplina . Aprendi que o Tema e fundamental que seja um assunto que vc deve ter experiencias , deve gostar do assunto pensando sempre nos detalhes , deve haver tambem clareza no que vc vai focar . A delimitacao do tema aprendi que e como se fosse um "funil" quanto mais fininho for melhor , ou seja , quanto mais detalhado for melhor
:writting

Mensagem por lucivieira em Sab 11 Jun 2011, 10:27

Valeu pelas dicas!!!!
LuciVieira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: