Literatura infantil:pela valorização educacional da fábula.Metodologia(final)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Literatura infantil:pela valorização educacional da fábula.Metodologia(final)

Mensagem por Ana Cátia em Seg 01 Jun 2009, 09:50

Metodologia.
O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pois se fundamenta em dados teóricos de estudiosos no assunto abordado por este trabalho, indutiva por parte dados (objetos) para a teoria, e qualitativa, uma vez que não se baseia em dados estatísticos, mas sim, teóricos, cujo método é o estudo do caso.
Primeiramente, foram coletados materiais de análise através de trabalhos publicados em sites, artigos e livros. Apesar da dificuldade de aquisição de materiais sobre o assunto abordado, coletamos informações suficientes que nos levaram à reflexão sobre o tema do nosso trabalho.
Em seguida, verificamos que alguns trabalhos anteriores a este não abordaram intensamente o aspecto crítico da leitura. Exemplo disso é o artigo da professora Clarice Fortkamp Caldin, que não explicita a diferença entre livros pedagógicos voltados para crianças com objetivos específicos e livros de literatura infantil, que levam a uma reflexão crítica e favorecem no seu desenvolvimento intelectual, cultural, educacional e social. Apesar disso, percebemos que a autora revela a importância do papel social da leitura na literatura infantil.
No livro de Góes (1991), Introdução à Literatura infantil e juvenil, observamos exercer o gênero fábula um papel fundamental para a aprendizagem de cunho moral e reflexivo para as crianças e ser a fábula um gênero pouco inserido no meio literário infantil. Se antigamente as crianças tinham uma educação rígida, sem nenhuma oportunidade questionar sobre fatos sociais, os educadores modernos precisam dispor de atividades produtivas, utilizando-se do processo de aprendizagem dinâmica através de leituras como as fábulas.
Enfim, organizamos as idéias desses trabalhos analisados e as aplicamos no nosso trabalho, justamente, com a proposta de valorização do gênero no meio educacional.
Socorro, monitoras!!!!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Literatura infantil:pela valorização educacional da fábula.Metodologia(final)

Mensagem por Rebeca Sales em Seg 01 Jun 2009, 18:25

O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, pois se fundamenta em dados teóricos de estudiosos do assunto abordado por este trabalho, indutiva por partir dos dados (objetos) para a teoria, e qualitativa, uma vez que não se baseia em dados estatísticos, mas sim, teóricos, cujo método é o estudo do caso.
Primeiramente, foram coletados materiais de análise através de trabalhos publicados em sites (colocar em itálico), artigos e livros. Apesar da dificuldade de aquisição de materiais sobre o assunto abordado, coletamos informações suficientes que nos levaram à reflexão sobre o tema do nosso trabalho.
Em seguida, verificamos que alguns trabalhos anteriores a este não abordaram intensamente o aspecto crítico da leitura. Exemplo disso é o artigo da professora Clarice Fortkamp Caldin (SE ELA FOR USADA NA FUNDAMENTAÇÃO DE VOCÊS, COLOQUEM SÓ O ÚLTIMO SOBRENOME E A DATA. SE NÃO, COLOQUEM EM NOTA DE RODAPÉ INFORMAÇÕES SOBRE A AUTORA CITADA!), que não explicita a diferença entre livros pedagógicos voltados para crianças com objetivos específicos e livros de literatura infantil, que levam a uma reflexão crítica e favorecem no desenvolvimento intelectual, cultural, educacional e social dos pequenos leitores. Apesar disso, percebemos que a autora revela a importância do papel social da leitura na literatura infantil.
No livro de Góes (1991), Introdução à Literatura infantil e juvenil (COLOCAR EM NEGRITO NOME DE LIVROS), observamos que o gênero fábula exerce um papel fundamental na aprendizagem de cunho moral e reflexivo para as crianças e que, apesar disso, a fábula ainda é um gênero pouco inserido no meio literário infantil. Se antigamente as crianças tinham uma educação rígida, sem nenhuma oportunidade de questionar os fatos sociais, os educadores modernos precisam dispor de atividades produtivas, utilizando-se de dinâmicas pedagógicas através de leituras como as fábulas, a fim de auxiliar o processo de aprendizagem.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Literatura infantil:pela valorização educacional da fábula.Metodologia(final)

Mensagem por Rebeca Sales em Seg 01 Jun 2009, 19:08

Meninas,

só tem uma coisa que me preocupa : a metodologia de vcs está ÓTIMA, MUUUITO BEM ESCRITA, mas tem um problema! => Algumas partes me parecem bem mais com fundamentação teórica, ou melhor...vocês apresentam até mesmo análise de dados!

E é um problema comum em trabalhos de caráter bibliográfico. É difícil evitar. Na correção acima eu apenas corrigi poucas coisas e não mexi nas partes que parecem fundamentação ou análise, mas a dica que eu posso dar é que...

O primeiro parágrafo é o melhor pra metodologia e se encaixa muito bem nessa seção! Podem deixa-lo.
Mas os dois últimos vocês podem utiliza-los todos na análise, pois apresentam claramente como vocês analisaram os dados bibliográficos. Não deixem de utiliza-los porque estão realmente bons! very nice

Vocês poderiam citar esses autores mais ou menos assim : Em seguida, exploramos as idéias de trabalhos anteriores que abordam o tema tratado no presente artigo, como os de Góes (1991), que trata da não diferença entre livros pedagógicos voltados para crianças com objetivos específicos e livros de literatura infantil, bem como as pesquisas de Clarice Fortkamp Caldin, que prioriza os estudos sobre o papel moral e reflexivo exercido pelo gênero fábula...
(Aí vcs podem citar outros autores que serviram de base e os temas que tratam mais especificamente, mas n mostrem o que vcs OBSERVARAM / ANALISARAM EM SEUS TRABALHOS, OK?)

Para o último parágrafo, procurem dizer basicamente: ...Seguindo tal procedimento e coletados os dados necessários para nossa investigação, realizamos uma análise das abordagens apresentadas pelos teóricos supracitados, de maneira a alcançar nosso objetivo de propor uma maior valorização do gênero fábula como ferramenta auxiliadora na formação moral das crianças.


Dessa maneira acima, vocês já apresentam a análise que se segue!

Um abraço e bom trabalho!!!!!
cheers

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum